Operações com cães: Polícia Civil forma 17 policiais de SC e do Brasil no 2º curso de cinotecnia

10e667f3 be11 4260 8368 433afce3d6aa

Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a formatura do 2º curso de Cinotecnia Policial, em evento na Acadepol (Academia da Polícia Civil), em Florianópolis. Foram formados 17 policiais, sendo dez policiais civis catarinenses e sete integrantes de outras instituições, que são da Base Aérea de Florianópolis, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais civis do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul.

A iniciativa visou a capacitar policiais para treinamento e operações com cães de detecção de drogas, armas e outras ações importantes nos trabalhos de persecução criminal. Na Polícia Civil de SC, a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC/PCSC) atua no sentido de nivelar conhecimentos, uniformizar técnicas e habilitar policiais civis dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) para treinarem e empregarem adequadamente os parceiros caninos.

O curso teve a duração de 210 horas/aulas durante 30 dias. Entre os conteúdos abordados estão atendimento pré-hospitalar de emergência canino e humano, ambientação em aeronave, técnicas de apresentação de odores, busca urbana veicular rural e em edificações e de restos mortais.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, destacou o momento de avanço na Instituição e a importância da prestação do serviço e atendimento à população.

Além do delegado-geral, formaram a mesa de autoridades a delegada-geral adjunta, Ester Fernanda Coelho; o diretor da Acadepol, André Luiz Bermudez, o diretor de Inteligência, Aldo Pinheiro D´Ávila e o secretário adjunto municipal de Defesa do Cidadão, Alceu de Oliveira Pinto. Também estiveram presentes autoridades de outras instituições, convidados e policiais.

Posse de diretores e delegados regionais

Ainda nesta quarta-feira, na Acadepol, foi realizado o ato simbólico de posse dos novos diretores e delegados regionais da Polícia Civil de Santa Catarina.

Revista Acadêmica sobre Ciências Policiais

Durante o evento, também houve o lançamento da Revista Acadêmica “Ciências Policiais em Revista” da Polícia Civil. “É a nossa revista científica acadêmica em que discutimos todas as questões pertinentes a nossa Polícia Civil. Ou seja, são policiais civis escrevendo sobre a atividade da Polícia Civil para os policiais civis”, destacando que a iniciativa da Acadepol abordará conteúdos relacionados, por exemplo, à investigação criminal, gestão e operações policiais.

Placa do Hino da Polícia Civil

Ao final, também na Acadepol, a Polícia Civil realizou nesta quarta-feira ato de inauguração da placa do Hino da Instituição Policial. Em 2019, houve um processo seletivo interno para a escolha do hino e o vencedor foi o delegado José Rogério de Castro Filho, autor da letra e música.

Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2019 SSP/SC. Desenvolvido por DTIC - Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações