Operações com cães: Polícia Civil forma 17 policiais de SC e do Brasil no 2º curso de cinotecnia

10e667f3 be11 4260 8368 433afce3d6aa

 

Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia Civil de Santa Catarina realizou a formatura do 2º curso de Cinotecnia Policial, em evento na Acadepol (Academia da Polícia Civil), em Florianópolis. Foram formados 17 policiais, sendo dez policiais civis catarinenses e sete integrantes de outras instituições, que são da Base Aérea de Florianópolis, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais civis do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. 

A iniciativa visou a capacitar policiais para treinamento e operações com cães de detecção de drogas, armas e outras ações importantes nos trabalhos de persecução criminal. Na Polícia Civil de SC, a Coordenadoria de Operações Policiais com Cães (COPC/PCSC) atua no sentido de nivelar conhecimentos, uniformizar técnicas e habilitar policiais civis dos Núcleos de Operações com Cães (NOCs) para treinarem e empregarem adequadamente os parceiros caninos.

O curso teve a duração de 210 horas/aulas durante 30 dias. Entre os conteúdos abordados estão atendimento pré-hospitalar de emergência canino e humano, ambientação em aeronave, técnicas de apresentação de odores, busca urbana veicular rural e em edificações e de restos mortais.

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, destacou o momento de avanço na Instituição e a importância da prestação do serviço e atendimento à população.

Além do delegado-geral, formaram a mesa de autoridades a delegada-geral adjunta, Ester Fernanda Coelho; o diretor da Acadepol, André Luiz Bermudez, o diretor de Inteligência, Aldo Pinheiro D´Ávila e o secretário adjunto municipal de Defesa do Cidadão, Alceu de Oliveira Pinto. Também estiveram presentes autoridades de outras instituições, convidados e policiais.

Posse de diretores e delegados regionais

Ainda nesta quarta-feira, na Acadepol, foi realizado o ato simbólico de posse dos novos diretores e delegados regionais da Polícia Civil de Santa Catarina.

Revista Acadêmica sobre Ciências Policiais

Durante o evento, também houve o lançamento da Revista Acadêmica “Ciências Policiais em Revista” da Polícia Civil. “É a nossa revista científica acadêmica em que discutimos todas as questões pertinentes a nossa Polícia Civil. Ou seja, são policiais civis escrevendo sobre a atividade da Polícia Civil para os policiais civis”, destacando que a iniciativa da Acadepol abordará conteúdos relacionados, por exemplo, à investigação criminal, gestão e operações policiais.

Placa do Hino da Polícia Civil

Ao final, também na Acadepol, a Polícia Civil realizou nesta quarta-feira ato de inauguração da placa do Hino da Instituição Policial. Em 2019, houve um processo seletivo interno para a escolha do hino e o vencedor foi o delegado José Rogério de Castro Filho, autor da letra e música.

Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina.

GOVERNO DE SANTA CATARINA
COLEGIADO SUPERIOR DE SEGURANÇA PÚBLICA E PERÍCIA OFICIAL

CENTRO ADMINISTRATIVO DA SEGURANÇA PÚBLICA DELEGADA DE POLÍCIA LÚCIA MARIA STEFANOVICH

Avenida Governador Ivo Silveira, nº  1521 - Capoeiras  - Florianópolis-SC  - CEP: 88.085-000.

Atendimento ao Público: 13h às 19h.

 Fone: (48) 3665-8100 - Email: direcaogeral@ssp.sc.gov.br

2022 CSSPPO/SC.

Search