Inaugurada a Central de Videomonitoramento de Braço do Norte PDF Imprimir E-mail

Florianópolis (31.05.2012) –  A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã de hoje (31), a Central de Videomonitoramento que irá atender os municípios de Braço do Norte e São Ludgero, no Sul do Estado. Trata-se do projeto  Bem-Te Vi – Segurança por Videomonitoramento  que prevê investimentos de R$ 7 milhões para instalação dos novos equipamentos e reestruturação das centrais de monitoramento. O objetivo agora é  estender o sistema para as cidades de médio e pequeno porte. do

O investimento foi de  R$ 391 mil, resultado da parceria entre poder público e iniciativa privada. Os recursos são custeados pelo Governo do Estado, através das SSP  prefeituras e empresariado local. Outras 20 cidades já conveniadas com a SSP serão beneficiadas.  A partir de julho até setembro a previsão é de que mais 17 municípios recebam os equipamentos de segurança. Com a ampliação do sistema Santa Catarina contará com 54 cidades atendidas por câmeras de vigilância. Hoje são 662 câmeras em funcionamento e outras 413 em processo de instalação.

A inauguração teve a presença presença do secretário da Segurança Pública, César Grubba, diretores da SSP, autoridades municipais e convidados. No total foram instaladas  15 câmeras de vigilância - 10 em Braço do Norte e cinco em São Ludgero, em pontos de maior movimentação e que concentram operações comerciais.

20120531_120117_tratada

A central está instalada no quartel da Guarnição Especial da PM de Braço do Norte e as imagens são compartilhadas com o setor de investigação da da delegacia de polícia da cidade. “Com o novo sistema a Polícia Civil passa a dispor de acesso em tempo real ao banco de imagens, que poderá ser usada nos procedimentos investigatórios”, destacou o secretário César Grubba, durante a visita ao setor de investigação da DP de Braço do Norte.

Estatísticas mostram uma redução criminal em áreas monitoradas. As câmeras flagram principalmente delitos contra o patrimônio, consumo de drogas e auxiliam a polícia na identificação de pessoas suspeitas. Além, de garantir uma maior qualificação da abordagem e na investigação policial.