Secretaria da Segurança Pública inicia processo de formação de 345 novos policiais civis PDF Imprimir E-mail

Florianópolis (20.03.2012) – A Secretaria da Segurança Pública inicia hoje (20) o processo de formação de 345 novos policiais civis aprovados em concurso público em 2010, e nomeados em fevereiro último.

 

 

A aula inaugural acontece a partir das 19 horas, no Teatro Pedro Ivo Campos. Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, fará um diagnóstico das ações desenvolvidas em 2011, a partir da apresentação da palestra “Uma visão sistêmica da Secretaria da Segurança Pública”, além de antecipar os projetos para 2012.

 

A aula inaugural terá a participação de 345 novos policiais, de um total de 513 nomeados pelo governador Raimundo Colombo. Serão 24 Delegados de Polícia, 27 Psicólogos, 68 Escrivães e 226 Agentes que nos próximos quatro meses estarão matriculados no Curso de Formação de Policiais Civis. Para o secretário, este é o momento de recepcionar os novos policiais civis e desejar-lhes sucesso e êxito nos estudos. “Temos a noção de que o efetivo policial, seja ele Civil ou Militar, ainda é deficitário, mas somos conscientes dessa necessidade e responsabilidade. O início deste curso de formação na Polícia Civil é uma demonstração de que o governo cumpre mais uma meta no processo de recomposiç]ão dos efetivos policiais”.

 

O Delegado Geral da PC, Aldo Pinheiro Dávila, esclarece que como o total de vagas não foi preenchido os candidatos remanescentes terão um novo prazo de 30 para que se matriculem. Do contrário serão chamados os candidatos restantes da lista. “Com esse número de acadêmicos, a Polícia Civil catarinense atingirá a marca de maior curso de formação de policiais já realizado de uma só vez na história da instituição”, destacou o Delegado Geral.

O Delegado Geral explica, ainda, que a designação de policiais para as cidades do Estado acontecerá somente no final do curso de formação, mediante a classificação de cada aluno e abertura de vagas pelas Delegacias Regionais.

Novidades na Acadepol 2012

 

A carga horária necessária para cada carreira vai de 650 a 900 horas/aulas. O curso de formação está previsto para encerrar no mês de agosto. Entre as novidades na formação destes novos policiais está a modernização da estrutura da Acadepol, com a aquisição de novos computadores, simuladores , armas para treino nas aulas de tiro e de um software que serve como ferramenta para os docentes e facilita sobremaneira a comunicação entre alunos e professores.

 

De acordo com o Diretor da Acadepol, Delegado Marcos Flavio Ghizoni Junior, outro benefício para os acadêmicos do curso de Formação de Policiais Civis 2012, é a possibilidade dos alunos serem certificados também por um curso de especialização fornecido pela Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina. “A maior vantagem está na redução do tempo de freqüência necessário a certificação. Enquanto um curso de especialização dura cerca de dois anos, os alunos egressos da Acadepol, serão certificados em menos de um ano”, explica Ghizoni.

A responsável pelos projetos pedagógicos da Unisul, Geórgia Benetti Ribeiro, afirma que a universidade desenhou um curso de Gestão Integrada de Segurança Pública, voltado para a realidade dos policiais. “O curso de gestão foi moldado com base nos cursos de grandes universidades de renome mundial, como a Universtiy of Harvard, onde a formação acontece não somente através de aulas expositivas”, explica a professora.

Fpolis, 20/03/2012

AI/SSP

 

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA
Rua: Avenida Governador Ivo Silveira, 1521, bairro Capoeiras/SC, Continente, CEP: 88.085.000   -  Fone: (48) 3665-8100

Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

Atendimento Público: 13h as 19h