PROERD > EDUCADORES PDF Imprimir E-mail

PROERD_1_web

A Formação do Policial Educador
No Brasil, os policiais participantes no Proerd são divididos em três níveis de atuação:

- Instrutores (ou Educadores): o policial passa por um curso de formação de 118 horas/aula, padrão internacional de formação para o programa. Essa formação, cujo objetivo é transformar o policial em um educador, é precedida de uma rigorosa seleção, que considera critérios como comportamento, prova de redação, entrevista e ausência de vícios em drogas lícitas ou ilícitas.

- Mentores: após um ano de atividade, o policial Instrutor pode ser convidado a participar de um novo processo seletivo para ocupar uma vaga de Mentor. Para ser convidado, o Instrutor precisa cumprir determinados critérios e possuir reconhecidos trabalhos como Instrutor. O curso de Mentor tem carga horária de 45 horas/aula e conta com a participação de profissionais da área da Educação e policiais Máster. O policial Mentor é um formador de educadores. Sua principal ocupação é a formação dos policiais Instrutores, mas é solicitado que esse policial continue a ter contato com a formação das crianças, pois necessitará esclarecer dúvidas de outros policiais que venham a ser formado por ele.

- Máster: O último estágio de formação do Proerd no Brasil é o nível Máster, com 45 horas/aula. O policial Máster desenvolve atividades de gestão do programa, atua na formação dos policiais Instrutores e Mentores e, além disso, em alguns casos, permanecem em contato frequente com as escolas e com a sua origem como Instrutor.

O Alcance dos Educadores Sociais
Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o vasto entorno social da escola, e fornecem orientações, participam de reuniões e palestras para a comunidade, o que representa um esforço cooperativo entre as escolas, família, comunidade e Polícia Militar.

A percepção dos Policiais Militares que atuam no Proerd e a concepção de polícia comunitária trouxeram à luz aspectos observados nas escolas, como o relato de vários professores, que por vezes não se sentem preparados para lidar com temas como a educação preventiva primária em diversas áreas.

Salienta-se a importância dada ao professor, que no processo de formação dos alunos no curso regular do programa, apóiam os educadores sociais do Proerd no processo pedagógico em sala de aula, sendo sua presença obrigatória.

Esse fato apontado gerou demandas de solicitações de Secretarias Municipais de Educação e Organizações Não Governamentais para a formação de professores e operadores em prevenção primária, tais como Conselheiros Tutelares, Conselheiros Municipais Sobre Drogas, e outros.

Tal formação visa, além da prevenção, alçar a possibilidade de elaborar programas e ações pedagógicas e sociais.