Relatório da pesquisa sobre estresse PDF Imprimir E-mail

Mapeamento das Fontes de Estresse em Profissionais da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.  Ver Relatório

 

A pesquisa que deu origem a este relatório foi desenvolvidaatravés do Convênio nº 491/SENASP/2008, firmado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, executada pela BIOS - Pesquisa, Avaliação e Desenvolvimento Humano no Trabalho, mediante Contrato nº 790/SSP/2009.


A presente obra é resultante desta pesquisa inédita, realizada em Santa Catarina sobre estresse em profissionais de segurança pública, a pedido e financiada pela SENASP/MJ.

Em 2008, a SENASP/MJ, através da Coordenadoria do Projeto Qualidade de Vida para Servidores da Segurança Pública, escolheu 10 estados para firmar convênio com o objetivo derealizaremesta pesquisa: Santa Catarina, Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os resultados contidos nesta obrapodem servir de referência a qualquer instituição de segurança pública, interessada emfundamentar ações que minimizem as consequências do estresse ocupacional.Esperamos, assim, que os resultados sensibilizem os gestores dos órgãos da Secretaria da Segurança Pública catarinense, para que contemplem políticas de prevenção e gerenciamento do estresse ocupacional em seus planos de gestão, atendendo às diretrizes da SENASP/MJ sobre promoção de saúde integral e valorização profissional.

Em atençãoa um dos princípios básicos da administração pública – Publicidade,colocamosesta obra à disposição da comunidade de segurança pública e de todos interessados na área.


Autora do Projeto e Gestora do Convênio: Maria Helena Hoffmann. Psicóloga de Polícia Civil. Doutora em Psicologia pela Universitat de València, Espanha.


Claudio Gomes

Diretor de Formação e Capacitação Profissional


 É permitida a reprodução do documento, desde que mencionada a fonte.


COMO CITAR ESTE RELATÓRIO

SANTA CATARINA. SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Mapeamento das Fontes de Estresse em Profissionais da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: DIFC/SSP – SENASP/MJ, 2010. 71 p.

 

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA
Rua: Avenida Governador Ivo Silveira, 1521, bairro Capoeiras/SC, Continente, CEP: 88.085.000   -  Fone: (48) 3665-8100

Email: gabinetesecretario@ssp.sc.gov.br

Atendimento Público: 13h as 19h