Governo do Estado firma parceria com Florianópolis para garantir mais segurança na Capital PDF Imprimir E-mail

unnamed 4 450 x 300

Florianópolis (31.07.2017) - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, assinou um convênio, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que vai permitir a manutenção de 308 câmeras de videomonitoramento.  A assinatura aconteceu durante o lançamento do programa “Floripa Segura”, que engloba diversas ações voltadas à prevenção da violência e à melhoria da segurança em todas as regiões do município.

O evento contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira; do Secretário Adjunto da Segurança Pública, Delegado Aldo Pinheiro D’Ávila; Delegado Geral da Polícia Civil, Artur Nitz; Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Verdi Furlanetto,e autoridades.

unnamed 3 550 x 367

O vice-governador destacou a importância desta ação conjunta. “Um exercício diário é manter os catarinenses em segurança e afastados da violência. Para isso, o Governo do Estado é parceiro do município de Florianópolis, que efetiva ações para cuidar de cada cidadão”, enfatizou Moreira.

Após a apresentação do programa, o prefeito Gean Loureiro ressaltou a necessidade de atuar em conjunto com a comunidade. “A demanda por mais segurança vem de toda sociedade, por isso, nosso objetivo é estar em todas as regiões e fazer com que as pessoas sintam-se seguras e abraçadas pelo poder público”, acrescentou.

20616354 1594277133979765 534759920 o 550 x 309

As câmeras serão espelhadas na Central de Controle de Operações, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas. Segundo o secretário adjunto da Segurança Pública, Delegado de Polícia Civil Aldo Pinheiro D’Ávila, os reflexos daação de hoje serão sentidos em curto espaço de tempo, pois os problemas comuns que geram a descontinuidade do serviço, como vandalismo e acidentes terão um tempo de resposta menor e com a rápida recomposição dos equipamentos. “As imagens do sistema permitem uma ação policial imediata e mais, permitem a identificação de suspeitos e a forma como o crime foi praticado, diminuindo um dos maiores fatores que levam a prática criminosa que é a sensação de impunidade”, concluiu D’Ávila.

A iniciativa envolve o fortalecimento da polícia comunitária e cidadã; a atuação dos guardas municipais do administrativo para o operacional e o convênio de videomonitoramento com a Secretaria Estadual de Segurança, que vai permitir a manutenção de mais de 300 câmeras que serão espelhadas na Central de Controle de Operações, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas. A prefeitura vai repassar cerca de R$ 60 mil por mês para o Estado para fazer manutenção das câmeras.

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública do município, Maryanne Mattos, projetos como a Ronda Escolar nas escolas e creches municipais, Rota Segura no Centro Histórico e Ronda Bike no trajeto entre continente e centro, por exemplo, previnem ocorrências, garantem maior segurança e aproximam os guardas municipais das pessoas. “Ao intensificar a presença dos agentes em espaços públicos e bairros cria-se uma integração entre as forças de segurança pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre as duas partes”, completa.

Na ocasião também ocorrerá a posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, visando elaborar o Plano Municipal de Segurança, e será prorrogado por mais dois anos o prazo do concurso realizado em 2015 para nomeação de novos agentes municipais.