Polícia Civil de SC cumpre mandados de busca e apreensão contra jogo Baleia Azul em cinco cidades PDF Imprimir E-mail

IMG-20170718-WA0004 450 x 331

Florianópolis (18.07.2017) - A Polícia Civil deSanta Catarina participou na manhã desta terça-feira (18) de uma operação nacional de combate ao jogo baleia azul,fenômeno surgido na Rússia ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Em Santa Catarina foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de São José, Chapecó(3), Joinville, Araquari e no bairro de Coqueiros, na Capital. A ação foi centralizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Além de Santa Catarina as buscas aconteceram nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

De acordo com o Delegado de Polícia Alexandre Kale, Diretor de Inteligência da Polícia Civil (DIPC) e coordenador do trabalho no Estado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos na residência de supostos participantes que agora seguem para a perícia.

IMG-20170718-WA0005 550 x 445

Segundo o policial, há relatos de que em Chapecó uma menina de 13 anos está com lesões graves nos braços e chegou a tentar o suicídio, cumprindo uma das missões impostas pelo curador do jogo. A menor está em tratamento psicológico. Em Joinville um jovem de 18 anos teve o seu computador apreendido suspeito de participar do jogo como curador (coordenador).

Em Forquilhinha, São José, foi ouvido um adolescente de 14 anos, com profundo conhecimento de informática, que com identidade falsa ingressava em redes sociais e, reativando contas ou clonando as mesmas, participava do "jogo baleia azul". A equipe também identificou que o adolescente utiliza inclusive o "PROTON MAIL" conhecido pela sua segurança de criptografia e por ter sido noticiado que era usado inclusive por Edward Snowden, que tornou público detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da Nasa.

O Delegado Kale orienta os pais para que fiquem tentos e acompanham a rotina dos filhos na Internet. “Se perceber algo estranho, duvidoso, denuncie e ligue 181, o disque denúncia da Polícia Civil”, concluiu.

O que é o jogo Baleia Azul

O termo jogo da Baleia Azul refere-se a um suposto fenômeno surgido na Rússia,  ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Acredita-se que o jogo esteja relacionado com mais de cem casos de suicídio pelo mundo, havendo fotos de feridas auto-infligidas compartilhadas em redes sociais, juntamente com as hashtags do jogo.

O jogo baseará-se entre a relação entre os desafiantes (também chamados jogadores, ou participantes) e os curadores (ou chamados de administradores).  O jogo envolverá uma série de tarefas dadas pelos curadores que os jogadores deverão completar, normalmente uma por dia, algumas das quais envolvem auto-mutilação.Algumas tarefas poderão ser dadas com antecedência, outras poderão ser repassadas pelos curadores no dia, sendo para última tarefa o suicídio . Acredita-se que o criador desta modalidade de jogo seja o russo Filipp Budeykin, que aliciava jovens e adolescentes para tais grupos de suicídio desde 2013. Preso na Rússia, ele disse que teve intenção de fazer uma "limpeza na sociedade".