Novos servidores do IGP tomam posse e iniciam curso de formação PDF Imprimir E-mail

IMG 4352 450 x 338

Florianópolis (30.06.2017) - Os novos servidores do Instituto Geral de Perícias IGP) tomaram posse oficialmente em solenidade nesta sexta-feira (30) no auditório do prédio do Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no Bairro Capoeiras, em Florianópolis. O ato marcou a chegada de mais 61 profissionais aprovados no Concurso Público de 2014.

São 54 Auxiliares Criminalísticos e 7 Auxiliares de Laboratório. Na próxima segunda-feira (3) eles iniciam o Curso de Formação que ocorrerá na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL) em Canasvieiras, no Norte da Ilha, durante julho e uma parte de agosto.

A solenidade marcou as boas vindas da Direção do IGP e da Academia de Perícias (ACAPE), que é quem vai aplicar e conduzir o curso de formação. O Diretor da ACAPE, Giovani Adriano, destacou em seu discurso a importância do espírito familiar no trabalho. “Somos de fato uma grande e única família: a Segurança Pública. Cada um com suas peculiaridades, mas todos com o propósito de assegurar a vida, garantir a ordem e o cumprimento da Leis no Estado”.

IMG 4343 550 x 413

O Diretor Geral do IGP, Miguel Colzani, reafirmou, em suas boas vindas, o compromisso de cada novo servidor com o atendimento público. “Vocês têm a obrigação com a causa pública. Uma responsabilidade com o serviço de qualidade à população que é quem paga os nossos salários através de impostos. Portanto, todos sejam bem-vindos ao dever público na área de segurança”.

O Secretário Adjunto da Segurança Pública, Aldo Pinheiro D´Ávila, ressaltou o trabalho do Instituto Geral de Perícias e o seu crescimento. “Hoje temos um IGP crescente, prestativo e eficiente. São 12 anos de autonomia em bons serviços prestados à sociedade. É uma satisfação poder hoje respaldar a chegada de mais 61 profissionais”.

Os novos servidores do Instituto Geral de Perícias foram chamados através do Ato 1.174 de 31 de maio de 2017, assinado pelo Governador Raimundo Colombo. A medida está de acordo com o Artigo 17, da Lei número 6.843/86, e com o resultado do Concurso Público 001/2014 do Instituto Geral de Perícias, cuja homologação foi publicada no Diário Oficial no dia 1º de dezembro de 2014.

Distribuição dos novos servidores

Dos Auxiliares Criminalísticos, 14 vão para Florianópolis, 3 para Joinville, 2 para Balneário Camboriú, 2 para Blumenau, 2 para Chapecó, 2 para Criciúma, 2 para Jaraguá do Sul, 2 para Joaçaba, 2 para Lages, 2 para Palhoça, 2 para São Miguel do Oeste e 2 para Tubarão.

IMG 4341 550 x 413

As cidades que receberão um auxiliar criminalístico cada são: Araranguá, Brusque, Caçador, Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Itajaí, Laguna, Mafra, Porto União, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São José, São Lourenço do Oeste, Videira e Xanxerê.

Dos 7 Auxiliares de Laboratório, 5 ficarão em Florianópolis. Um será lotado em Joinville e outro em Chapecó.

Curso de Formação

A preparação dos novos servidores inicia-se na próxima segunda-feira (3) na sede da Academia de Polícia Civil (ACADEPOL), em Canasvieiras. O Curso de Formação será realizado com 140 horas presenciais. 24 professores do quadro de funcionários do IGP irão proferir as aulas.

Os alunos terão três disciplinas na modalidade à distância: Relatório de Local de Crime, Condução de Veículos de Emergência e Redação Técnica. Estas somarão 160 horas de aulas no total.

O Estágio Curricular, outra etapa do Curso de Formação, será realizado pelos Auxiliares Periciais já nas cidades de lotação.