|
Reunião dos secretários Estaduais da Segurança discute Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) |
![]() |
![]() |
![]() |
Florianópolis (20.06.2017) - Secretário César Augusto Grubba, da Segurança Pública, participou na manhã desta terça-feira, 20, em Porto Alegre, da 66ª reunião do Colégio Nacional dos secretários estaduais da Segurança Pública, o Consesp. Na pauta do encontro o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) proposto pela Ministério da Justiça/SENASP.
Atualmente, o PNSP é testado no formato de projeto piloto em três capitais brasileiras. Na região Sul, o PNSP Porto Alegre foi a capital escolhida para a radiografia do que foi implementado até agora e contribuições ao plano serão colhidos no evento, onde também acontece encontros, palestras e painéis dos Chefes de Polícia, Conselho Nacional de Perícia Criminal e o 7º fórum de Tecnologia e Inovação da Segurança Pública.
Entre temas discutidos estão o atual cenário da segurança pública no pais, a integração entre União, Estados e Municípios, o uso de novas tecnologias no sistema penitenciário e a importância do videomonitoramento nas acões das policiais.
Na tarde desta terça-feira, o Ministro de Segurança Institucional da Presidência da República, General Sérgio Etchegoyen abordou a Segurança nas áreas de fronteira. Em Santa Catarina são 82 municípios localizados em áreas de fronteiras, totalizando 246 quilômetros.
Sobre o sistema de videomonitoramento, o Estado é monitorado por 2.450 câmeras, espalhadas em 115municípios, sendo que existem 139 salas de monitoramento e 12 Centrais Regionais de Emergência, ou seja,151 Centrais de Videomonitoramento. O sistema está em processo de implantação em 21 novos municípios catarinenses, os quais receberão um total de 188 pontos de videomonitoramento.
Criado em 2003, o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública é um órgão cuja finalidade é o assessoramento especial aos secretários estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais. |
|