SEGURANÇA EM AÇÃO > Programa Município Seguro PDF Imprimir E-mail

programas_municipio_seguro2

As cidades são espaços de convivência humana e locais de troca de experiências, expectativas e da realização de sonhos e ideais. Neste contexto, a democracia de uma cidade também pode ser medida por sua acessibilidade à informação.

Se nas cidades exercita-se a vida, espera-se que seja possível viver com autonomia e segurança, algo que não pode ser tratado apenas como um sentimento, mas como um bem.

Nos últimos anos, a divulgação intensiva da insegurança, tem gerado o medo e a sensação de desamparo, geralmente vinculado à ausência do Estado. A Secretaria de Segurança Pública, reconhece o incremento pontual e localizado de ocorrências criminais, mas, como contrapartida, julga necessário combater a prática que generaliza a ocorrência, e que torna quase que impossível a convivência humana em espaços seguros.

Nesse contexto, ao instituir o Programa Município Seguro, o que se pretende é criar, pela simples identificação das ocorrências, um diagnóstico da situação real de segurança nos municípios do Estado. Informações que não recebem espaço nos veículos de comunicação, e que podem ser um contra-ponto à insegurança generalizada que se costuma divulgar.

Existe ainda, a expectativa que, num futuro próximo, quando consolidado o programa, de se buscar as boas práticas adotadas, e premiar estes espaços de segurança pública, com recursos adicionais, invertendo-se assim uma prática de se investir apenas onde existem problemas.

O olhar atento à segurança em seus números é uma forma adicional de combater injustiças decorrentes de divulgações inaceitáveis. Partindo do pressuposto da importância desse programa  para a melhoria da qualidade de vida da cidade, esperamos que o quadro comparativo permita um crescimento permanente da segurança.

Município Seguro – Índice de Homicídio Doloso - Ano 2011

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO ABRIL MAIO
Homicídio Doloso Janeiro 2011 :: Legenda - Branco:   município seguro  / Amarelo: com ocorrência  /  Vermelho: com ocorrência    alta Homicídio Doloso Fevereiro 2011 :: Legenda - Branco:    município seguro  / Amarelo: com ocorrência  /  Vermelho: com ocorrência     alta Homicídio Doloso Março 2011 :: Legenda - Branco:     município seguro  / Amarelo: com ocorrência  /  Vermelho: com ocorrência      alta Homicídio Doloso Abril 2011 :: Legenda - Branco:      município seguro  / Amarelo: com ocorrência  /  Vermelho: com ocorrência       alta Homicídio Doloso Maio 2011 :: Legenda - Branco:       município seguro  / Amarelo: com ocorrência  /  Vermelho: com ocorrência        alta
JUNHO Acumulado Janeiro a Junho